Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

27 de fevereiro de 2015

27 de fevereiro de 2015 por Manuela Alves comentários
Da importância dos processos de inquirição de genere para a investigação genealógica já se falou   em comentários anteriores a propósito da disponibilização on line dos respectivos processos existentes no Arquivo Distrital de Braga ou no Arquivo Distrital do Porto. Infelizmente não podemos 
dizer o mesmo para outros Arquivos,  eclesiásticos ou não.

O artigo de Ana Margarida Dias da Silva,  que aqui partilhamos, sobre a origem geográfica dos membros do Cabido de Coimbra, tem uma importante contribuição para o conhecimento de processos de outras regiões do País. Como refere a autora:

O presente trabalho resulta da identificação, recolha e reunião de processos que se encontravam dispersos e por identificar entre um conjunto de documentação avulsa da mais variada tipologia, incluída nos maços provenientes da Câmara Eclesiástica de Coimbra, aquando da sua transferência em 1932, do Seminário Maior de Coimbra para o Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC).
Foram localizados e reunidos 686 processos, situados cronologicamente entre 1521 e 1863, relativos à Sé de Coimbra, 5 processos que correram em Coimbra mas para outras Sés, nomeadamente, Elvas, Évora, Faro e Leiria, e 10 processos que correram pela Câmara Eclesiástica de Leiria. (...) No final se inclui um índice com a informação colhida nos processos.

PROCESSOS PARA DIGNIDADES E BENEFICIADOS DA SÉ DE COIMBRA: ORIGEM GEOGRÁFICA 
Autora Ana Margarida Dias da Silva,  a quem agradecemos a partilha on line.



kwADCoimbra
Publicado em: , ,

1 comentário:

  1. Este é o único arquivo que para ser visto precisa se logar no Google ou no Facebook!

    ResponderEliminar

Biblioteca
Videoteca