Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

4 de outubro de 2016

4 de outubro de 2016 por Maria do Céu Barros comentários

A fim de tentar responder às perguntas que ciclicamente surgem sobre o software utilizado pelo CITCEM/NEPS na reconstituição de paróquias, reunimos aqui alguma informação que esperamos seja útil.
O programa foi desenvolvido para utilização no Windows XP.  A utilização do mesmo nos sistemas operativos Windows Vista, 7 e 8, exige a instalação adicional de alguns ficheiros OCX.
No site do CITCEM  encontram o executável, os ficheiros adicionais e um manual de instruções, mas tudo isto não é suficiente para que o programa funcione. É necessário seguir mais alguns passos. Neste mini tutorial reunimos toda a informação de que necessita para que o programa funcione no Windows Vista, 7 e 8.



O que necessita:

Para sistemas operativos Windows 32 bits
Programa: SRP Setup.zip - Descarregar
Ficheiros adicionais (OCX): OCX.rar - Descarregar
Base de dados Vazia - Descarregar

Para sistemas operativos Windows 64 bits
Os mesmos acima e ainda o msstdfmt.zip - Descarregar

Pode ver qual o tipo de sistema do seu computador em Painel de Controlo\Sistema e Segurança\Sistema (clique com o botão direito do rato sobre a pasta Computador e de seguida em Propriedades).

Instruções

1- Abra o ficheiro SRP Setup.zip e extraia o seu conteúdo para uma localização à sua escolha.
2 - Execute o ficheiro setup.exe que se encontra dentro da pasta SRP Setup que acabou de ser criada, e siga as instruções no seu ecrã.
3 - Extraia o conteúdo do ficheiro OCX.rar para a pasta c:\windows\system32. São 7 ficheiros com extensão ocx pelo que terão de ser registados.

Para os registar:
  1. Clique no botão do Windows (em baixo do lado esquerdo)
  2. Tecle cmd na caixa de pesquisa para fazer aparecer o processador de comandos do Windows na lista de programas
  3. Clique com o botão direito do rato sobre o ícone cmd.exe e depois em "Executar como administrador". 
  4. Com o cmd.exe aberto, verifique se está no directório c:\windows\System32. Se não for esse, tecle "cd c:\windows\System32", sem as aspas, e carregue na tecla Enter.
  5. Tecle os seguintes comandos, cada um seguido da tecla enter, ou crie um ficheiro batch para registar tudo de uma vez.
  • regsvr32 COMDLG32.ocx
  • regsvr32 MSADODC.ocx
  • regsvr32 MSCOMCTL.ocx
  • regsvr32 MSDATGRD.ocx
  • regsvr32 msflxgrd.ocx
  • regsvr32 msmask32.ocx
  • regsvr32 TABCTL32.ocx

    Deverá receber uma caixa de confirmação de registo dos ocx. Se receber um erro do "DllRegisterServer" é porque não executou o cmd.exe como administrador (veja o passo 3.c).
    Terminado este passo, se o seu Windows é de 32 bits, vá para o passo 8. Caso seja de 64 bits, prossiga para passo 6.
Windows 64 bits: passos adicionais:

6 - Extraia o conteúdo do ficheiro msstdfmt.zip para a pasta c:\windows\syswow64
7 - Seguindo o mesmo procedimento acima, no cmd.exe coloque a linha de comandos no directório c:\windows\syswow64 e registe a dll MSSTDFMT.DLL (regsvr32 MSSTDFMT.DLL)


Base de dados

8 - O programa não permite a criação de uma base de dados nova, pelo que terá de o fazer manualmente. Para facilitar, disponibilizamos um ficheiro BDP.srp vazio para download. Convém manter este ficheiro inalterado, ou seja, sempre vazio, pois será necessário sempre que quiser tratar de uma nova paróquia. Pode ser guardado em qualquer directório, por exemplo, na mesma pasta do executável.

Breves instruções:
1) Copiar o ficheiro BDP-Vazio.srp para outro directório e renomear essa cópia para freguesia.srp (substituir freguesia pelo nome da paróquia a tratar)
2) No SRP.exe, no menu BDParoquial, clique em Abrir BDP e, de seguida, clique no botão ao lado do campo "Localização da BDP", para localizar e abrir o ficheiro que foi renomeado.
4) Clicar no botão ao lado de "Designação da Paróquia", e seleccionar o Distrito, Concelho e Paróquia correspondente ao nome da BDP que abriu. Clicar em "Atribuir" e, de seguida, em OK. A janela "Família" abre-se, mas antes de começar a adicionar indivíduos e famílias convém guardar a nova BDP.
5) Para guardar a BDP:
No menu Manutenção, clicar em "Cópia de Segurança da BDP". Escolher o nome do ficheiro que está aberto e depois em Ok.

Pode agora começar a adicionar dados a essa BDP. Siga o manual e o tutorial que podem ser abertos através do menu Ajuda.

A ortografia é muito importante

Ao inserir os nomes das pessoas, use a ortografia actual. O uso de variações dos nomes impedirá o programa de fazer o correcto cruzamento de dados.

Publicado em: , ,

2 comentários:

  1. Não é possível instalar num computador Mac?

    ResponderEliminar
  2. A aplicação foi desenvolvida apenas para Windows. Incluí vários ficheiros OCX que não podem ser instalados no Mac. Note que a aplicação era usada apenas por investigadores, ou seja, não foi pensado como um programa de distribuição universal, pelo que se compreende as suas limitações.

    ResponderEliminar

Biblioteca
Videoteca