Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

16 de novembro de 2016

16 de novembro de 2016 por Manuela Alves comentários
Folhear páginas e mais páginas de livros em busca de nossos “defuntinhos” é cansativo, um pouco automático, e claro, exige muito tempo, paciência e determinação.
Normalmente, enquanto estou nesta árdua tarefa, meio que converso com eles: “onde você está?”, “não se esconda de mim!”, “por onde você anda?”, “vai, me ajuda a te resgatar”, “não me deixe no vácuo!” (risos). Claro, é conversa de doido, pois eles não podem me ouvir, mas sinto que assim de alguma forma ligo-me a eles.
O que passa pela cabeça de vocês, no que ficam pensando, enquanto fazem este árduo trabalho?

Assim iniciava o seu post no grupo “Genealogia FB” em 2 de Outubro p.p. a nossa amiga brasileira Márcia Helena Miranda de Souza, presença assídua e sempre disposta a ajudar, como muitos outros amigos que tornam este grupo, mais que um grupo de entreajuda , um grupo de amigos virtuais unidos pela paixão comum de investigar as suas raízes familiares.

Os comentários a este post foram muitos e constituem interessantes testemunhos do modo como nós nos relacionamos com as nossas fontes e construímos, passo a passo, a nossa memória familiar. Assim se vai fazendo da investigação genealógica um elo que une múltiplos espaços e tempos, cimentando gerações e aprendendo a respeitar como o diferente nos torna iguais.

Deixando no grupo a riqueza da multiplicidade e complementariedade de perspectivas , resolvemos, com a anuência dos respectivos autores , divulgar aqui alguns desses relatos, sem o mínimo desprimor pelos restantes.


Da interpelação dos ancestrais...

Maria David Eloy
Cara Márcia, acredite que não é a única a comportar-se assim. Comigo passa-se exactamente o mesmo, falo com eles, questiono, "pressiono" para se deixarem encontrar, faço "chantagem" emocional (se não se mostram, ficam fora do trabalho, da publicação!), enfim, relaciono-me com os documentos como se através deles eu arrastasse de novo à vida todos os ancestrais que me deram origem. É algo que só um genealogista compreende. Porque sabemos entender nas entrelinhas tudo o que passaram. 

a alguns relatos que nos deixam a pensar...

Rubens Câmara
Certamente já aconteceu com alguns de vocês: o nosso avozinho ou avozinha falecidos há 200 ou mais anos "escutam" nossos pedidos para que se revelem! Eu fiquei meses pesquisando no arquivo da Cúria Metropolitana de Belo Horizonte, MG, Brasil, procurando registros de meu oitavo avó Phelippe Gomes Rodrigues da Câmara sem nada encontrar! Já havia desistido das buscas, agradeci e me despedi dos funcionários do arquivo e fui-me embora! Agora, acreditem-me ou não, antes de entrar em meu carro, fui "puxado" de volta ao Arquivo! Ao entrar lá, a secretária me indagou se eu havia esquecido alguma coisa lá, caneta ou bloco de notas? Disse que não, apenas pedi para pegar um livro aleatoriamente numa das estantes. Ela permitiu. Corri os olhos pelas dezenas de livros e peguei um que, provavelmente, não teria informação sobre o meu tal antepassado. Ele havia nascido por volta de 1750 e o livro que peguei era de batismos de 1840 a 1857. Abri aleatoriamente o livro exatamente onde estava, erroneamente arquivado, o "Testamento de Phellipe Gomes Roiz da Câmara falecido em 1811" !!! A partir desta descoberta pude desvendar toda sua ascendência até o primeiro Câmara (João Goncalves Zarco)! 

Maria David Eloy
Minha bisavó paterna chamava-se Maria Amélia Henriques da Silva, nasceu no dia 02.08.1842, casou no dia 17.10.1860 e faleceu no dia 23.04.1926. Sua filha, minha avó, tinha um caderno escrito pelo seu punho onde anotava todos os acontecimentos importantes da sua vida, para além de registar as datas de nascimentos, casamentos e baptizados da restante família. No dito caderno estava escrito "Meu pai chamava-se David Francisco Eloy, nasceu....(tal, tal, tal....) e minha mãe Maria Amélia....., nasceu no dia 2 de agosto de 1842......(e seguiam-se todas as informações quer do casamento quer do óbito). Quando comecei a fazer genealogia, aos 17 anos, comecei por este caderno. Nos assentos paroquiais, fui encontrando todas as datas, excepto o baptismo dessa bisavó Maria Amélia. Eu sabia a data de nascimento, sabia o nome, a filiação, a freguesia, tudo mas o dito registo parecia que se tinha evaporado. Pensei "se calhar a avó enganou-se e a bisavó não é natural da freguesia de S.Pedro". Pesquisei TODAS as freguesias da Covilhã, salvo erro 14!!!! E nada de aparecer o dito baptismo. Depois pensei " se calhar ela nasceu em S.Pedro mas foi baptizada em qualquer outra localidade que não a Covilhã". E desisti. Mas de vez em quando, lá me vinha o desejo de encontrar o seu baptismo e voltava aos mesmos microfilmes, vasculhados até à exaustão: pesquisava em Marias, Amélias, Marias Amélias e ...nada! Cinquenta anos depois,completamente desmoralizada pelo fracasso, ao analisar de novo o microfilme 188 da Covilhã, em busca de um antepassado diferente, o meu pensamento voltou a essa bisavó, inconscientemente, e acho que disse qualquer coisa deste género, para os meus botôes:"que raio, onde te meteste??? haja pachorra para te aturar!!!". Rodei a manivela da máquina dos microfilmes até cerca de umas dezenas de páginas e parei, para ver se a data que eu andava a pesquisar estava próxima. Os meus olhos tombaram num registo com os nomes dos meus trisavós e tetravós. Fui ler entusiasmada, pensando "Que sorte, encontrei mais um parente que desconhecia!". Analisei bem e tratava-se de uma menina, de seu nome Francisca. E voltei a pensar "a família vai ficar admirada quando souber que houve mais uma filha do trisavô". Só quando reparei na data de nascimento verifiquei que era a mesma de Maria Amélia. E pensei, então, “...engraçado, tiveram gémeas...”.Tirei uma fotocópia do registo. Em casa, ao arrumar na pasta das certidões, fui analisar bem o tal registo, para inserir as informações na base de dados. O registo estava muito sumido. Munida de uma lupa, comecei a ler tudo direitinho. A Francisca nascera no mesmo dia da bisavó Amélia, tinha os mesmos pais e avós de ambos os lados. E voltei a pensar "Que curioso, não imagina que havia uma irmã gémea da bivó". Olhando melhor, quase sumido na dobra da folha onde estas são cozidas, estava escrito: "Francisca mudou o nome para Maria Amélia pelo sacramento do Crisma". Estava deslindado o mistério. Ninguém na família soube, alguma vez, que a Maria Amélia fora baptizada como Francisca! Daí eu ter levado 50 e tal anos até descobrir o seu registo, pois sabia que se chamava Maria Amélia, assim constava no registo de casamento, de óbito e dos baptismos dos filhos, para além do caderno da sua filha que escrevera "Minha mãe, Maria Amélia....". Estes são os milagres que se deparam a todos os genealogistas. E foi um impulso, inexplicável, de pensar nela e percorrer o mic.188 pela N vez, quase insultando a sua memória, que ela se revelou finalmente!

João Luís Esquivel
Sou português, nascido no Algarve de onde sempre foram todos. Mas uma das n-avós tinha um conjunto de nomes assaz curioso que sempre consegui memorizar. De seu nome Benilde Sinclética Dourada da Silva. Não é gralha, não. Sinclética mesmo. Casou com o meu 5.º avô no Rio de Janeiro em 1810, na Capela do Palácio Episcopal. O dito avô tinha ido na "romaria" da Família Real para o Brasil e aí se apaixonou. Pouco tempo depois de casar voltaram a Lisboa. Nada mais soube da senhora. Esta informação tinha-a eu em 1980. [...]
Os anos foram passando e a oportunidade apareceu em 2012. Combinei com amigos, fui, e adorei mas resolvi ir uma semana antes para ter tempo de visitar a Catedral Metropolitana e procurar o paradeiro de Benilde. Depois de muitas peripécias, fui perdendo a esperança. Nada encontrava. Um vazio descomunal. Lá para o fim, aparece um processo de divórcio acontecido em 1755. Por ser tão recuado no tempo e ser de Divórcio!!! e por não ter encontrado nada do que pretendia, resolvi pedir o processo. As horas disponíveis estavam a acabar e “como prémio de consolação” quis ler o processo. Qual não é o meu espanto que esta senhora era a avó da dita Benilde, Teresa Felizarda de São José, minha 7.ª avó. O curioso da história é que a família dela e do marido tinham origem em….. imaginem? Olinda. 32 anos depois de repetir a história da minha avó brasileira que dançava na minha cabeça com a imagem saudosa da Carmem Miranda…. Tem brinco de ouro, (tem)…., Corrente de ouro, tem…. e o marido chamava-se João Dourado de Azevedo!!!! :)

A interacção com o Passado

Dulce Silva José 
Muitos dos meus antepassados conheci-os por ter pedido aos arquivos a sua pesquisa.Uma alegria quando recebia respostas positivas. Depois na Torre do Tombo mexer nos livros de assentos, com caligrafias impossíveis uma irritação, a descoberta de histórias difíceis de ter mais explicações "um tetravô assassinado na sua propria herdade"?? Fotografar as casas onde moraram "avós" no sec. XIX, uma emoção! Quando, num ramo, cheguei a 1640 tinha um parente com o mesmo nome doutro, cheguei a sonhar com ele várias vezes e não cheguei a conclusão nenhuma. Mas chamei nomes feios aos invasores franceses que queimaram arquivos nas zonas onde tenho ascendentes e que não permitiram prosseguir as pesquisas.

Eduardo Arantes Leão
Pesquisando tetravós que vieram dos Açores (Bernardo Homem da Silveira, José Garcia Pereira, José de Andrade Braga). Fiz junto a viagem, vi as ilhas sumindo além mar, senti o balanço da nau. O médico prometeu alta para o mês que vem... kkkkkkkkkkkk. Fico tão compenetrado que me transporto para o tempo.

Pedro Galego
Eu penso mais nos fatos históricos e como terá aquele antepassado sobrevivido a invasões francesas, guerra da restauração, guerra civil, etc. E terá ele sequer percebido o que se estava a passar? Creio que não. Apenas se preocupavam em sobreviver na sua árdua vida.

João Luís Esquivel 
Adorei ler TODOS os vossos comentários e partilho de muitos dos vossos pensamento. O que não foi citado foi que (quase) todos aqueles que pesquisamos Sobreviveram, viemos deles e eles são os vencedores, aqueles que nos legaram a sua história e transpuseram o Tempo. Por isso merecem o meu maior respeito e admiração. Com isto não quero dizer que os que ficaram pelo caminho não são valorizados. Interrogo-me tantas vezes quanta dor reflectida nos óbitos "faleceu sem testamento e sem descendência", ou como já disseram na perda dos jovens e filhos de tenra idade, quantas promessas perdidas. quanta tristeza. Por último, sempre que leio, e releio, e treleio os livros tenho sempre a sensação que me é facilitada uma brecha entre as cortinas do passado mas que não me deixa ver tudo o que há para ver, limitando a minha mirada ao que se lê nas entrelinhas e linhas que transpiram as suas vidas e jogam ao esconde-esconde comigo dando uma no cravo e outra na ferradura para me manter animado. Adoro este jogo!

Ana Cristina Almeida
Leio os livros todos, porque gosto de saber de quem se rodeavam os meus, imagino-os nos seus lugares, de onde se conheciam, de quem eram amigos ao ponto de serem padrinhos de um filho, ou se escolhiam o padrinho apenas por ser uma forma de demonstrar respeito e/ou servilismo a uma determinada pessoa ou família. Tudo isso me ajuda a conhecer o meu antepassado e tenho tido a sorte de encontrar registos de pessoas que foram importantes para o destino da minha família. E assim como ver um filme e como já sei o final, vou comentando, à medida que vou , coisas do tipo: O teu colega de trabalho tem uma irmã em idade de casar, são amigos, então porque não casaste com ela? e aí, vou procurar a pessoa com quem a moça casou, etc etc

E terminamos com esse desabafo da Maria Isabel Frescata Montargil :
Quando me olharem (suspeitosamente) e... e eu vir nesses olhares o "Sempre foi estranha com as estas "coisas" e agora deve estar a "endoidar!" , poderei então num desafio afirmar :"E agora como é?!..." E sempre posso "resmonear" para mim própria : "Credo! Tão insensíveis...

Publicado em:

0 comentários:

Enviar um comentário

Biblioteca
Videoteca