Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

À semelhança dos sites criados pela Rita Van Zeller e o João Ventura, que foram matrizes inspiradoras, este blog tem como objectivo principal simplificar e promover a pesquisa genealógica em Portugal.

Na sua base, estiveram as dificuldades sentidas no aproveitamento de fontes de interesse genealógico, disponibilizadas online pelo Family Search, mas sem referências facilitadoras da sua consulta. Isto inviabilizou, durante algum tempo, o seu uso nas nossas pesquisas até que surgiu a ideia de criar um índice.

O pedido de voluntários para essa tarefa foi lançado no Facebook e encontrou eco, reunindo pessoas com algum tempo disponível e conhecimentos em diversos campos, que permitiram a agilização da indexação e a sua disponibilização online.

E, assim, todas as inquirições de genere do Arquivo Distrital de Braga, que estão on line,  foram indexadas e disponibilizadas nos diversos grupos de genealogia do FB. Mas, como todos sabemos, a volatilidade do Facebook constituía ainda um obstáculo e o passo seguinte foi arranjar um meio de preservar mais facilmente essa informação. Assim nasceu o blogue, o qual rapidamente passou a incluir também outro tipo de documentação relevante em Genealogia.

A sua existência é de reconhecida utilidade e isso granjeou, e continua a granjear,  novos colaboradores dispostos a enriquecê-lo com os seus projectos e estudos.

Mantenham-se atentos às novidades, que irão aparecendo.

As administradoras,

Paula Peixoto
Manuela Alves
Maria do Céu Barros
Rita Vaz
20/7/2014

4 comentários:

  1. Parabenizo os criadores e mantenedores desse blog. Desculpem minha ignorancia em querer saber o que significa FB?

    Sergio Mota e Silva, Porto Alegre, Brasil

    ResponderEliminar
  2. Felicito vivamente os criadores e demais pessoas que trabalham neste importante e louvável projeto, o qual fornece um manancial de informações para investigadores e simples interessados.
    Aproveito para colocar uma questão: no vosso projeto sobre Boletins Individuais de Militares do CEP quando se clica em qualquer um dos nomes o link arqhist.exercito.pt dá erro, pelo que agradecia que, se possível este problema fosse resolvido.
    Agradecendo a atenção

    Henrique Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário, Henrique. O erro no arqhist.exercito.pt é intermitente. Trata-se de problemas no servidor do Arquivo Histórico Militar, ao qual somos alheias. É uma questão de tentar mais tarde.

      Eliminar
  3. Estou estupefacto com a qualidade deste blog. Brutal.

    ResponderEliminar

Biblioteca
Videoteca