Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

À semelhança dos sites criados pela Rita Van Zeller e o João Ventura, que foram matrizes inspiradoras, este blog tem como objectivo principal simplificar e promover a pesquisa genealógica em Portugal.

Na sua base, estiveram as dificuldades sentidas no aproveitamento de fontes de interesse genealógico, disponibilizadas online pelo Family Search, mas sem referências facilitadoras da sua consulta. Isto inviabilizou, durante algum tempo, o seu uso nas nossas pesquisas até que surgiu a ideia de criar um índice.

O pedido de voluntários para essa tarefa foi lançado no Facebook e encontrou eco, reunindo pessoas com algum tempo disponível e conhecimentos em diversos campos, que permitiram a agilização da indexação e a sua disponibilização online.

E, assim, todas as inquirições de genere do Arquivo Distrital de Braga, que estão on line,  foram indexadas e disponibilizadas nos diversos grupos de genealogia do FB. Mas, como todos sabemos, a volatilidade do Facebook constituía ainda um obstáculo e o passo seguinte foi arranjar um meio de preservar mais facilmente essa informação e assim nasceu o blogue, o qual rapidamente passou a incluir também outro tipo de documentação relevante em Genealogia.

A sua brevíssima existência foi de reconhecida utilidade e isso já granjeou novos voluntários dispostos a enriquecê-lo com os seus projectos, até aqui confinados aos seus computadores pessoais.

Mantenham-se atentos às novidades, que irão aparecendo.

As administradoras,

Paula Peixoto
Manuela Alves
Maria do Céu Barros
Rita Vz
20/7/2014

1 comentário:

  1. Parabenizo os criadores e mantenedores desse blog. Desculpem minha ignorancia em querer saber o que significa FB?

    Sergio Mota e Silva, Porto Alegre, Brasil

    ResponderEliminar

Biblioteca
Videoteca