Repositório de recursos e documentos com interesse para a Genealogia

Logo

  • Primeiros passos em Genealogia: como começar, onde pesquisar, recursos disponíveis e outras informações.

  • Apelidos de família: de onde vêm, como se formaram.

  • Índices de passaportes, bilhetes de identidade, inquirições de genere e outros.

12 de maio de 2015

12 de maio de 2015 por GenealogiaFB comentários
Devemos todos inclinar-nos cheios de respeito e cheios de admiração diante deste pobre ‘gambúzio’, que meteram num navio com uma arma às costas, sem lhe dizerem para onde ia; que colocaram numa trincheira diante do ‘boche’, sem lhe dizerem por que se batia; que passou meses queimado pelo sol do fogo, enregelado pela neve, atascado em lama, encharcado, tiritando com frio, encolhido num buraco enquanto as granadas lhe estoiram em redor; carregando à baioneta quando o ‘boche’ avança e que, com uma perna partida, ou o crânio amachucado por uma bala, estendido no catre da ambulância, ao ver-nos, tinha uma alegria imensa no olhar, murmurando: - O nosso giniral! Aí vem o nosso giniral! - Oh meu giniral, agora ganhei a Cruz de Guerra? Pois não?” 
- General Gomes da Costa

Soldados na Frente portuguesa, c. 1917-1918 - Fotografia de Arnaldo Garcez (Fonte)




Preservar a memória da participação dos nossos antepassados na 1ª Guerra Mundial justifica o interesse da indexação dos Boletins Individuais de militares do CEP (Corpo Expedicionário Português) 1914- 1918. Embora tenhamos mantido a divisão das 3 séries em que se encontram divididos - Oficiais, Sargentos e Praças e Equiparados- resolvemos adoptar, para uma maior facilidade de pesquisa, a organização por Distritos e Concelhos nos ficheiros Excel.

Esta indicação das actuais referências tem um valor meramente indicativo, pois nem sempre a identificação das localidades foi rigorosa. Com efeito, em muitos casos, a indicação da naturalidade é demasiado ambígua para que possa ser correctamente identificada. Noutros, chegámos lá por pesquisa em índices actuais e antigos, pelo contexto em que aparecem nas respectivas caixas, pela identificação dos erros ortográficos nos boletins, ou os de transcrição do arquivo, etc. Não se trata de ciência exacta, pelo que a existência de erros nos índices que aqui se publicam, é inevitável. Agradecemos desde já nos comuniquem os que encontrarem, para que possam ser corrigidos.

A quantidade de dados, como facilmente se percebe consultando o arquivo, é demasiado extensa para que este trabalho possa ser realizado de forma célere e, tanto quanto possível, rigorosa Por esse motivo, optámos por ir publicando o que vamos indexando, actualizando, também, os ficheiros com as correcções que, entretanto, forem aparecendo.

Como obter o boletim que lhe interessa

No ficheiro Excel onde constam os combatentes cujos boletins lhe interessa, clique nos seus nomes para ir directo para os processos deles no AHM. Se o boletim ainda não estiver digitalizado, pode contactar o Arquivo Histórico Militar e solicitar cópias digitalizadas (deverá ter um custo associado). O email do AHM é ahm@mail.exercito.pt


Por favor note bem:
1)  Se procura os Oficiais, encontra-os em Boletins dos Oficiais & Equiparados
2) Não temos qualquer informação sobre quem não consta nestas listas. Aguarde a próxima actualização ou consulte directamente o AHM
3) A maioria das perguntas, que nos têm sido dirigidas, encontram resposta no texto acima. Por favor, leia-o antes de nos colocar as suas dúvidas.

BOLETINS INDIVIDUAIS DE MILITARES DO CEP

Sargentos & Praças

Total de registos indexados: 55.012
Última actualização : 28/05/2015

Naturalidade / Distrito Índice








Naturalidade/ País Índice
SEM NATURALIDADE OU INCOMPLETA Excel ANGOLA Excel
AVEIRO Excel BRASIL Excel
BEJA Excel CABO VERDE Excel
BRAGA Excel FRANÇA Excel
BRAGANÇA Excel GUINÉ Excel
CASTELO BRANCO Excel ÍNDIA Excel
COIMBRA Excel MACAU Excel
ÉVORA Excel MOÇAMBIQUE Excel
FARO Excel

Se detectou um erro no nome, naturalidade,
ou outro, do(s) seu(s) familiare(s), p.f. informe-nos
para que possa ser rectificado.

Comunicar Correcções aos Índices
GUARDA Excel
LEIRIA Excel
LISBOA Excel
PORTALEGRE Excel
PORTO Excel
SANTARÉM Excel
SETÚBAL Excel
VIANA DO CASTELO Excel
VILA REAL Excel
VISEU
Ficheiro inicial
Correcções de Victor Cardoso

Excel
Excel
AÇORES Excel
MADEIRA Excel
Publicado em: , ,

15 comentários:

  1. Olá Boa tarde.
    Uma vez mais excelente trabalho de compilação.

    Sei que o ficheiro ainda se encontrará em actualização, pelo que indico um 'ascendente' e familiar, natural de Benavila, concelho de Avis, Distrito de Portalegre.

    http://arqhist.exercito.pt/details?id=219365

    Um muito Obrigado por toda a página!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde e obrigada pelas suas palavras.
      O boletim a que se refere deverá estar incluído na próxima actualização. Estes, aqui publicados, são os constantes nas caixas 1 a 20. Brevemente publicaremos mais algumas caixas.

      Eliminar
  2. Também não aparece o meu avô Francisco Teixeira que era natural do Outeiro - Cabeceiras de Basto e casou em Rossas - Vieira do Minho a onde morava.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez, como já o fiz para os OFICIAIS, só posso agradecer e louvar este árduo trabalho que tanto serve à comunidade.
    20 de caixas de um total de 77 penso eu, já é um esforço tremendo.
    No que diz respeito aos militares de Mangualde, irei fazer algumas correcções que depois encaminharei de forma a corrigir alguns dados que darão uma informação mais aprimorada dos dados fornecidos.
    Mas mais uma vez muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Victor, ficamos a aguardar. Apesar do esforço ser de facto grande, também é grande a vontade de divulgar a existência deste espólio, que muitos ainda desconhecem, e, assim, dar o nosso pequeno contributo para honrar a memória dos combatentes. A forma como este trabalho tem sido recebido constituí também um acréscimo à nossa motivação.
      Brevemente serão adicionados mais alguns milhares de registos a estes índices.

      Eliminar
    2. Vou esperar que publiquem todas as actualizações para depois enviar as correcções. Obrigado.

      Eliminar
  4. Os meus cumprimentos.
    O Batalhão nº.4, pertencente ao RI4 (5ª Brigada - 2ª Divisão do CEP), partiu de Tavira.
    Era composto por 4 companhias e uma delas (salvo erro a 9ª com.) era comandada pelo capitão Cristovão Aires Magalhães.
    Este oficial seria o mesmo que se bateu em duelo com Oscar Monteiro Torres (oficial aviador), em Lisboa, em Maio de 1915?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não temos informações adicionais sobre os combatentes, para além das que constam nos índices. Sugerimos uma visita à página do Facebook "Corpo Expedicionário Português", onde poderá colocar essa questão e obter informações sobre qualquer tema relacionado. Encontra essa página em https://www.facebook.com/groups/114833731880655/

      Eliminar
  5. O trabalho que foi feito em termos de organizar os Boletins dos militares do CEP por distritos/concelhos/freguesias é extraordinário. Encontrei o meu avô e os seus 3 primos que fizeram parte do CEP. Pela pesquisa que fiz existem uns pequenos erros no nome, locais de nascimento dos militares da freguesia que pesquisei. Se desejaram que retifique digam-me como irei dar a informação. Venho também saber se posso utilizar a informação recolhida nos boletins dos militares dessa frequesia ( 22 militares) para fazer um artigo para um jornal regional. Se tenho que obter alguma autorização ou pagar alguns emolumentos ( embora não tencione publicar os Boletins, apenas recolher a informação e colocar no artigo de jornal).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas suas palavras, Isabel. É uma grande satisfação saber que encontrou os seus familiares :-)
      Em relação às correcções, pode utilizar o formulário que se encontra acima, na tabela dos índices, em "Comunicar correcções aos índices".
      Quanto à informação recolhida, que é pública e está acessível a qualquer pessoa na página do Arquivo Histórico Militar, será melhor perguntar ao próprio arquivo (ahm@mail.exercito.pt).

      Eliminar
  6. Muito obrigado pelo valoroso trabalho. Encontrei aqui o meu avô, só que não tem registo digitalizado. Como posso chegar ao registo dele? Muito obrigado.
    Paulo Coelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo Coelho, envie um email para o Arquivo Histórico Militar (AHM) cujo email é ahm@mail.exercito.pt, e peça cópias do processo dele. Não se esqueça de indicar o nome do seu avô e a referência do arquivo. Inclua o link do processo dele também. Encontra esses dados todos no Excel. A reprodução tem custos associados. Peça um orçamento ao AHM antes de confirmar o pedido.

      Eliminar
  7. Bom Dia ,

    Parabéns pelo blogue e pelo trabalho. gostaria de aceder à lista, nomeadamente no que concerne a Oeiras. Porém, não consigo abrir o Exel. Estará com algum problema ? è necessário fazer registo no site?

    Obrigado e Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Bom dia. Informo que o Combatente que consta no seguinte Link https://arqhist.exercito.pt/details?id=222044 não se chamava ANTÓNIO FORCADO, mas sim ANTÓNIO TORCATO. Digo-o por verificar que foi mal copiado e porque conhecimento pessoal de quem se tratava. Obrigado

    ResponderEliminar

  9. Rui Dionisio
    boa noite meu bisavo chamava se manuel rodrigues da aldeia matela concelho penalva castelo distrito de viseu, esteve no quartel em almeida e na batalha de la lys, alguma informaçao agradecia

    ResponderEliminar

Biblioteca
Videoteca